No final do ano passado (2012), a Fundação “O Século” passou a integrar, no âmbito da convenção da rede solidária de Cantinas Sociais, o Programa de Emergência Alimentar.

A Cantina Social é uma nova resposta da Fundação “O Século”, que permite garantir o acesso  de indivíduos e/ou famílias com grave carência social e económica, a 80 refeições diárias, a baixo custo, durante os 7 dias da semana.

Diariamente, são disponibilizadas 80 almoços e jantares destinadas a consumo externo, tendo como destinatários pessoas e famílias carenciadas do concelho de Cascais.

Todas as refeições são compostas por sopa, prato principal, pão e sobremesa, sendo fornecidas aos clientes, em serviço take-away, devidamente, embaladas e acondicionadas.

Desde então, a Fundação “O Século” já confeccionou e forneceu, aproximadamente, 3000 refeições. Actualmente, a cozinha da Fundação “O Século” já confecciona e distribui as 80 refeições diárias, propostas por esta resposta social.

O acesso ao Programa de Emergência Alimentar é gratuito, no entanto, a Fundação “O Século” poderá cobrar até um euro por cada refeição, consoante os rendimentos das pessoas ou famílias aderentes. Dos 23 agregados familiares apoiados por este Programa, apenas quatro pagam um euro por refeição.

 

O horário de levantamento das refeições ocorre no refeitório da Fundação “O Século”, no período entre as 12h00 e as 19h30. Tendo em conta que a maioria dos agregados familiares faz a marcação de almoço e jantar, mas não tem possibilidade para se deslocar duas vezes à Fundação, possibilitou-se o levantamento das duas refeições no mesmo horário, desde que tal seja exequível para os serviços de cozinha.