CAFAP 1

QUEM SOMOS?

O Relógio de Areia é um Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) destinado à prevenção e reparação de situações de risco psicossocial de crianças e jovens. O CAFAP, ao lado das famílias, ajuda a identificar as suas potencialidades e vulnerabilidades e a construir novas estratégias, para que possam manter-se autónomas e unidas.

Está sediado na Fundação “O Século”, tendo Acordo de Cooperação com o Centro Distrital da Segurança Social de Lisboa para acompanhamento de 76 famílias nas modalidades de Preservação e Reunificação Familiar.

QUAIS OS NOSSOS OBJETIVOS?

  • Prevenir situações de risco e de perigo através da promoção do exercício de uma parentalidade positiva
  • Atenuar a influência de fatores de risco nas famílias, prevenindo situações de separação das crianças e jovens do seu meio natural de vida
  • Favorecer a reintegração da criança ou do jovem em meio familiar
  • Desenvolver as competências e os comportamentos parentais adequados e reforçar a qualidade das relações familiares
  • Reforçar as responsabilidades parentais
  • Favorecer o acesso aos recursos locais promovendo a autonomia das famílias
  • Potenciar o desenvolvimento saudável e a integração social das crianças e jovens
  • O QUE FAZEMOS?

 CAFAP 2

PARA QUEM?

Famílias residentes no concelho de Cascais ou concelhos limítrofes com crianças e/ou jovens a cargo em situação de risco biopsicossocial.

QUEM PODE ENCAMINHAR?

Qualquer pessoa ou entidade pode encaminhar uma família ao CAFAP Relógio de Areia, incluindo a própria família, caso sinta necessidade de ajuda.

Basta que nos contacte ou preencha a Ficha de Encaminhamento que se encontra disponível no site.

Modelo de intervenção

A intervenção desenvolvida pelo CAFAP Relógio de Areia privilegia uma abordagem sistémica, ecológica e colaborativa, que visa promover o fortalecimento das famílias, bem como proteger e potenciar a segurança e o bem-estar físico, psicológico e social das crianças e/ou jovens.

A intervenção é definida em função da situação particular de cada família, podendo concretizar-se através de:

  • Avaliação e Intervenção Familiar Integrada (Acompanhamento familiar individualizado e de proximidade)
  • Intervenção Grupal ou Comunitária (Grupos de Pais)

 

  1. Avaliação e Intervenção Familiar Integrada

O Relógio de Areia trabalha em conjunto com as famílias, apoiando-as na identificação de capacidades e forças que permitam superar desafios. O CAFAP apoia as famílias na tomada de decisões responsáveis e informadas e reforça a qualidade das relações entre os seus membros e destes com a comunidade envolvente.

Este trabalho pode ocorrer nas instalações da Fundação “O Século” e/ou na residência da família, de acordo com as especificidades de cada situação.

  1. GRUPOS DE PAIS

“Parenting is a path of maturation and growth,

 if we dare to learn more and teach less”

(Naomi Aldort)

Porque a parentalidade é um processo dinâmico em constante evolução, que coloca dúvidas e desafios diários, o Relógio de Areia dinamiza Grupos de Pais, com o objetivo de promover a reflexão, a partilha de experiências e a entreajuda entre pais e cuidadores.

Os Grupos de Pais da Fundação “O Século” abordam uma diversidade de temas pertinentes relacionados com a parentalidade e o desenvolvimento infantil, sendo co construídos e adaptados em função das necessidades das famílias que os frequentam.

Se é pai, mãe ou cuidador de uma criança e/ou jovem e por vezes se sente perdido, tem dúvidas sobre qual a melhor estratégia para lidar com os desafios que os filhos nos colocam, gostaria de ser mais assertivo com os seus filhos, contacte-nos ou inscreva-se nos nossos grupos através do formulário.

Os nossos grupos podem decorrer em horário laboral e pós-laboral, de acordo com as disponibilidades das famílias.

Gabinete de Psicologia

 

“O essencial do meu trabalho faz-se com pessoas que me procuram em função da dor dos seus desencontros interiores, e, comigo tentam encontrar-se perante a dor da consciência de si mesmos”

(Eduardo Sá (1995), p. 13)

A Fundação “O Século” disponibiliza Apoio Psicoterapêutico a todos os elementos da comunidade, nas seguintes modalidades:

  1. Programa de Apoios Psicoterapêuticos (PAP) – Câmara Municipal de Cascais

Este programa promovido pela Câmara Municipal de Cascais permite o acesso a consultas de psicologia para famílias em situação de carência económica. A comparticipação deste apoio tem um limite de 16 sessões.

  1. Consultas de Psicologia

Este gabinete é aberto à comunidade e disponibiliza serviços de avaliação psicológica e consultas de psicologia a crianças, jovens e adultos, com valores adaptados aos rendimentos, sem limite de sessões.

Consulte aqui a tabela de valores.

  1. Grupos de Arte-Terapia

A Fundação “O Século” dinamiza grupos de arte-terapia para crianças, jovens e famílias, que promovem o desenvolvimento de competências emocionais, pessoais e sociais através do recurso a mediadores artísticos variados: pintura, desenho, modelagem, colagem, escultura, jogo dramático, entre outros.

O uso terapêutico da arte facilita a comunicação, o ensaio de relações sociais, a expressão emocional, o aprofundar do autoconhecimento, libertando a capacidade de pensar e a criatividade, sendo especialmente adequado para pessoas com dificuldades de verbalização ou expressão emocional e baixa autoestima.

 

Sá, E. (1995). Aspectos psicológicos da dor. Revista Portuguesa de Reumatologia, Vol. 6, n. 54.

CAFAP 3