DSC08270

As crianças da Colónia de Férias da Fundação “O Século” receberam ontem a visita do Roteiro da Cidadania em Portugal. Uma iniciativa da Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local e que conta com o apoio da Secretária da Estado para a Cidadania e Igualdade, que tem como objetivo promover uma viagem de descoberta, reflexão e ação sobre cidadania e participação.

Desta forma, durante a manhã, a Colónia de Férias abriu portas a uma equipa de animação e comunicação da Animar, que se fez deslocar numa carrinha, devidamente equipada com recursos lúdico-pedagógicos, que ajudaram a dinamizar várias atividades que foram desenvolvidas com as nossas crianças.

Em debate estiveram os direitos e deveres dos/as cidadãos e cidadãs e as formas de participação infantil na tomada de decisões.

As crianças foram, ainda, desafiadas a apresentar propostas que melhorem a qualidade de vida nas comunidades onde vivem ou se inserem.

Divididas em pequenos grupos, pensaram sobre aquilo que gostariam de ver melhorado no seu território e surgiram sugestões muito variadas relacionadas principalmente com o aumento da oferta de atividades desportivas ao ar livre, questões ambientais relacionadas com a limpeza dos jardins públicos.

O Orçamento Participativo de Cascais foi também tema de debate neste Roteiro. E como as Eleições Autárquicas estão aí à porta, as crianças foram ainda desafiadas a deixarem as suas sugestões e, posteriormente, enviarem-nas para os/as candidatos e candidatas.

Educação para a Cidadania; Combate às Desigualdades Igualdade de Género; Trabalho Digno e Crescimento Económico; Interculturalidade; Luta contra a Pobreza e Exclusão Social; Saúde e Qualidade de Vida; Instituições Eficazes e Inclusivas/Participação e democracia local; e Territórios Sustentáveis foram alguns dos temas abordados com as crianças durante este Roteiro.

DSC08259

http://oseculo.pt/fos/wp-content/uploads/2017/07/DSC08284-1024x768.jpghttp://oseculo.pt/fos/wp-content/uploads/2017/07/DSC08284-150x150.jpgGabinete de ComunicaçãoNotíciasAs crianças da Colónia de Férias da Fundação “O Século” receberam ontem a visita do Roteiro da Cidadania em Portugal. Uma iniciativa da Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local e que conta com o apoio da Secretária da Estado para a Cidadania e Igualdade, que tem como...Uma Fábrica de Amor