COLÓNIA DE FÉRIAS 2017 – Inscrições e documentação já disponível. Clique aqui.

Em 1927, por iniciativa de João Pereira da Rosa, diretor do jornal “O Século”, nascia a Colónia Balnear Infantil de “O Século”, que começou a acolher crianças carenciadas de todo o país, por períodos de 15 dias de férias (férias que de outro modo nunca teriam). Até 1943 os custos da Colónia foram assumidos pelo jornal, que fazia apelos a donativos cujas listas apareciam periodicamente nas suas páginas.

Durante mais de oito décadas, até 2009, a Fundação “O Século  desenvolveu colónias de férias residenciais para crianças oriundas de meios socioeconómicos desfavorecidos, com o objectivo de lhes proporcionar férias junto ao mar, que de outro modo não teriam. Em 2013, após 3 anos de paragem, a Fundação “O Século  retomará aquela que é a grande marca da instituição, que esteve na sua génese, e que continua a ser a grande referência junto do público em geral. Num espaço renovado, uma equipa inspirada e motivada a fazer renascer uma resposta social fundamental e única, voltará a proporcionar férias a crianças carenciadas de todo o país.

As Colónias de Férias, enquanto resposta social, destinam-se a satisfazer a necessidade de lazer e quebra de rotinas essenciais ao equilíbrio físico, psicológico e social dos seus utilizadores, sobretudo daqueles que se encontram numa situação de maior vulnerabilidade. As férias são sinónimo de convívio, partilha de bons momentos, descanso, mas, também de crescimento e descoberta. Contudo, nem sempre as famílias dispõem de condições de vida adequadas para proporcionar momentos de lazer aos seus elementos, havendo por isso que procurar responder às suas necessidades por via de uma resposta social de qualidade, devidamente enquadrada e regulamentada. É isso que fazemos há décadas na Fundação “O Século”.

São objectivos da Colónia de Férias proporcionar aos seus utilizadores:

– Estadias fora do quadro habitual de vida;

– Contacto com comunidades e locais diferentes;

– Vivências em grupo como forma de integração social;

– Promoção do desenvolvimento global dos utilizadores;

– Fomento da iniciativa e capacidade criadora de todos os elementos envolvidos.

A Fundação “O Século” está licenciada para desenvolver campos de férias, tendo sido concedido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, o nº de registo 139/DRLVT de 18/04/2013.