crainças 2

 

As crianças e jovens da Fundação “O Século” passaram os últimos dias bastante empenhados na construção do presépio de Natal que vai presente nesta exposição “O Presépio – Colecção de Maria Cavaco Silva”, promovida pelo Museu da Presidência da República, que vai ser inaugurada amanhã, às 18h00, no Palácio da Cidadela, em Cascais.

Não queremos desvendar muito sobre como vai ser o nosso presépio, mas, aqui ficam algumas imagens que são bem reveladoras da alegria e do empenho das nossas crianças nesta importante tarefa.

Esta mostra, que será inaugurada amanhã com a presença da Dra. Maria Cavaco Silva, realiza desde há 7 anos e dá a conhecer uma profusa e curiosa variedade de representações iconográficas da natividade, contribuindo, com as suas receitas, para uma instituição de solidariedade social de grande prestígio e visibilidade – este ano, a Fundação O Século.

A Fundação “O Século” foi criada em 1998, com o objetivo de prosseguir a obra social da antiga Colónia Balnear Infantil “O Século”, criada em 1927, por João Pereira da Rosa, o então diretor do Jornal “O Século”. Atualmente, a Fundação “O Século” tem uma vasta obra social, que vai muito para além das colónias de férias, apoiando, diariamente, mais de 650 pessoas, entre crianças, idosos e famílias carenciadas, que beneficiam da intervenção da Instituição em 16 áreas sociais distintas.

A coleção de Maria Cavaco Silva reúne peças de diversas proveniências, desde países longínquos, como Chile e Tailândia, até aos centros tradicionais de produção presepista portuguesa, como Barcelos e Estremoz. Traduz uma recolha informada e afetiva efetuada ao longo dos anos, resultante do seu interesse pessoal, das suas viagens e das suas funções de representação.

Para além de peças de artesanato, a coleção integra peças de grande valor simbólico, produzidas por instituições de solidariedade social. Cerâmica, madeira, lata, barro, azulejo, cortiça são algumas das matérias-primas que dão corpo aos cerca de 250 presépios apresentados nesta exposição, selecionados a partir de um vasto espólio que reúne atualmente quase 600 peças.

Horário:

Exposição “O Presépio – Colecção de Maria Cavaco Silva” – Palácio da Cidadela

Museu da Presidência da República

29 de novembro de 2014 a 10 de janeiro de 2015

Terça a Domingo

10h00/18h00

crianças 3

http://oseculo.pt/fos/wp-content/uploads/2015/11/crianças-1.jpghttp://oseculo.pt/fos/wp-content/uploads/2015/11/crianças-1-150x150.jpgFundaçãoDivulgação Cultural  As crianças e jovens da Fundação “O Século” passaram os últimos dias bastante empenhados na construção do presépio de Natal que vai presente nesta exposição “O Presépio – Colecção de Maria Cavaco Silva”, promovida pelo Museu da Presidência da República, que vai ser inaugurada amanhã, às 18h00, no Palácio...