Visita Comissão CULT Bairro da Torre (2)

Um grupo de Eurodeputados da Comissão de Cultura e da Educação do Parlamento Europeu visitou o projeto TAKE.IT.E6G | Talentos e Artes com Kreatividade e Empreendedorismo do Bairro da Torre.

A delegação de oito parlamentares europeus, chefiada pela Presidente da Comissão, a alemã Petra Kammerevert, visitou as instalações, onde ficaram a conhecer melhor o projeto que tem como entidade gestora a Associação Ideias Oblíquas – constituída pela Fundação “O Século” e a Gaivotas da Torre – e ouviu as experiências dos jovens envolvidos no projeto Take.it.

Depois, percorreram as ruas do Bairro da Torre, onde puderam contemplar a já famosa galeria de Arte Urbana ao ar livre, onde se destacam as pinturas nas empenas nos prédios.

Foi a deputada europeia portuguesa Liliana Rodrigues quem sugeriu a viagem da Comissão a Lisboa e Cascais e a visita ao projeto Take.it da Torre. E, no final, disse em declarações ao site da Fundação “O Século” que a visita valeu a pena.

“O objetivo era o de tentar perceber como a Cultura e a Arte servem para integrar aqueles que se sentem mais sozinhos ou à parte da sociedade. Ter entrado ontem no Bairro da Torre deixou-me particularmente surpreendida, porque ali não sente que estejamos num Mundo à parte”, revelou. “Todos os eurodeputados e eu ficámos muito bem impressionados com o projeto Take.it no Bairro da Torre e aqueles jovens são para mim, que também trabalho na área dos Direitos Humanos, os primeiros embaixadores da Paz. Eles tentam pela Arte e pela inclusão, pelas pinturas e pela música, tudo aquilo representa o objetivo Europeu que é a inclusão, os jovens sentirem-se parte do seu País, da sua região e da Europa”, referiu Liliana Rodrigues, acrescentando, ainda, que “todo investimento que se faça na juventude e na Arte como forma de inclusão social é o dinheiro mais bem gasto”.

A eurodeputada garantiu, ainda, tentar “fazer tudo o que está ao meu alcance para ajudar o projeto”. “Não queria adiantar muito mais, porque ainda estamos em fase de conversações com duas entidades, mas, em breve, poderei ter mais novidades”, referindo que está a tentar reunir apoios para o projeto Take.it da Torre nas áreas da música nas artes performativas.

 O que é o Take.it?

O TAKE.IT.E6G | Talentos e Artes com Kreatividade e Empreendedorismo trata-se de uma resposta inovadora para os jovens residentes nos territórios da Torre e da Galiza no concelho de Cascais. Este Projeto de intervenção social no âmbito do Programa Escolhas, é gerido pela Ideias Oblíquas, Associação que nasceu da parceria entre a Fundação “O Século” e o Clube das Gaivotas da Torre – Associação Juvenil.

O TAKE.IT.E6G estrutura-se em torno da constituição de um espaço juvenil de referência em cada um dos territórios (Bairro da Torre, freguesia de Cascais | Bairro Novo do Pinhal, freguesia do Estoril), dinamizado pela equipa de projeto, com o apoio de um jovem dinamizador residente de cada um dos territórios, potenciado as suas competências, nomeadamente em termos de mobilização e liderança, criando emprego e qualificação destes pela participação em formações dinamizadas pelo Programa, que podem ser potenciadas nos territórios.

A intervenção assenta na premissa que todos temos um talento, uma vocação, apenas precisamos de oportunidade e contexto para identifica-la! Acreditamos que um olhar positivo e confinante na relação com estes jovens, constitui um ambiente favorável à realização desta descoberta!

Visita Comissão CULT Bairro da Torre (1)

http://oseculo.pt/fos/wp-content/uploads/2018/04/Visita-Comissão-CULT-Bairro-da-Torre-2.jpghttp://oseculo.pt/fos/wp-content/uploads/2018/04/Visita-Comissão-CULT-Bairro-da-Torre-2-150x150.jpgGabinete de ComunicaçãoNotíciasUm grupo de Eurodeputados da Comissão de Cultura e da Educação do Parlamento Europeu visitou o projeto TAKE.IT.E6G | Talentos e Artes com Kreatividade e Empreendedorismo do Bairro da Torre. A delegação de oito parlamentares europeus, chefiada pela Presidente da Comissão, a alemã Petra Kammerevert, visitou as instalações, onde ficaram...Uma Fábrica de Amor