DSC08575

A Fundação “O Século” recebeu, entre 19 e 23 de Fevereiro, uma ação de formação prática no âmbito do Projeto Europeu FrameGang.

Este evento Short-term Staff Training, decorreu no Auditório Comendador Rui Nabeiro, onde se reuniram os profissionais envolvidos neste projeto nos respetivos países: Portugal, Itália Roménia e Lituânia.

Este Framework de competências foi construído para que os profissionais que trabalham em contexto de gangues tenham conhecimento das ferramentas ao seu dispor no âmbito do projeto FrameGang e para que as conseguirem usar e disseminar quando voltarem para os seus países.

No âmbito desta ação, os participantes realizaram ainda o projeto Take.it do Bairro da Torre, que é gerido pela Fundação “O Século”.

O que é o FrameGang?

O FrameGang – European Framework of Competences for Community Professionals working in Gang Environments trata-se de um projeto europeu promovido pela “Fundação O Século”, aprovado pela Agência Erasmus+, que tem como objetivo o desenvolvimento de um perfil de competências para profissionais que “trabalham em contextos de delinquência juvenil e gangues”.

Este projeto europeu, que reúne vários parceiros (dois de cada país) de Portugal, Roménia, Lituânia e Itália, prevê identificar o perfil dos profissionais-chave  que trabalham nos contextos de comunidades com  gangues, descrevendo as suas características comuns, em termos de competências e desenvolver uma “ferramenta de navegação” que apresente os principais grupos de competências, níveis de proficiência ligados ao Quadro Europeu de Qualificações (QNQ) e exemplos de conhecimento / comportamento / competências.

Esta ferramenta de “navegação” permitirá ajudar todos os profissionais a perceber o que é necessário para lidar com jovens em risco no contexto da delinquência juvenil.

Esta será uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de uma linguagem comum entre profissionais, empregadores, prestadores de cuidados e comunidades de Ensino e Formação, num contexto em que a definição do problema é em si mesmo um desafio: o que é um gangue para si e para a sua comunidade?

Este projeto surge de uma parceira entre a Fundação “O Século” ( Portugal); a IPS -Innovative Prison Systems (Qualify Just IT solutions and Consulting) ( Portugal); Center for Promoting Lifelong Learning (Roménia); Human Development and Social Integration Regional Center (Roménia); Fundo de caridade “Garstycios grudas” (Lituânia);Psychological support and counselling centre ( Lituânia); Universidade de Sassary (Itália) e a Associação ISES(Itália).

 

FRAMEGANG_Poster_01-06-01

http://oseculo.pt/fos/wp-content/uploads/2017/05/FRAMEGANG_Poster_01-06-01-724x1024.pnghttp://oseculo.pt/fos/wp-content/uploads/2017/05/FRAMEGANG_Poster_01-06-01-150x150.pngGabinete de ComunicaçãoNotíciasA Fundação “O Século” recebeu, entre 19 e 23 de Fevereiro, uma ação de formação prática no âmbito do Projeto Europeu FrameGang. Este evento Short-term Staff Training, decorreu no Auditório Comendador Rui Nabeiro, onde se reuniram os profissionais envolvidos neste projeto nos respetivos países: Portugal, Itália Roménia e Lituânia. Este Framework...Uma Fábrica de Amor