DSC06524

A Fundação “O Século” forneceu mais de 67 mil refeições a pessoas e famílias carenciadas durante o ano de 2015, um número idêntico ao registado no ano anterior (2014) e que resulta da soma o total das refeições distribuídas no âmbito de três valências sociais: Programa de Emergência Alimentar (Cantina Social), Serviço de Apoio Alimentar ( SAA) e Serviço de Apoio Domiciliário.

Às cerca de 30 mil refeições servidas pelo Serviço de Apoio Alimentar, junta-se mais 30 mil entregues na nossa Cantina Social ( PAE) e outras sete mil distribuídas no âmbito do Serviço de Apoio Domiciliário ( SAD).

Em 2015 foram entregues cerca de 30 mil refeições no âmbito do Programa de Apoio Alimentar, que prevê a distribuição de refeições todos os dias, 365 dias por ano.

Este programa tem como área de abrangência a Freguesia de São Domingos de Rana e a União de Freguesias Carcavelos/ Parede.

Devido à proximidade com a Fundação “ O Século”, alguns ( poucos) residentes na União de Freguesias de Cascais/Estoril  usufruem também do apoio deste serviço.

Cerca de metade dos utentes do Serviço de Apoio Alimentar da Fundação “O Século” tem mais de 80 anos e são do sexo feminino.

O Serviço de Apoio Alimentar nasceu em Junho de 2002, fruto de um protocolo de cooperação estabelecido entre a Fundação “O Século”, a Câmara Municipal de Cascais e a Santa Casa da Misericórdia de Cascais para a implementação do Programa de Apoio Alimentar nas freguesias da Parede, Carcavelos e São Domingos de Rana.

Esta é uma resposta social que nasce da necessidade sentida pela Autarquia de garantir aos seus munícipes um serviço de entrega de refeições ao domicílio.

Cantina Social

Na Cantina Social foram entregues 30175 refeições, o que representa um aumento de mais 1533 refeições em comparação com 2014.

No ano passado, 103 utentes socorreram-se da Cantina Social da Fundação “O Século”, sendo que cerca de metade ( 49%) dos beneficiários do Programa de Emergência Alimentar tem menos de 35 anos e 51% são do sexo feminino. 12% tem entre  de 45 e os 54 anos e 19% mais de 55 anos.

A situação de carência económica (80%) é a principal razão para o acesso a este Programa. Contudo, 20% dos agregados assistidos vivem em emergência (16%) e/ou exclusão social, sendo que a maioria dos beneficiários da Cantina Social tem um rendimento igual ou inferior a 189,00€ por mês (valore manifestamente insuficiente para satisfazer/assegurar as suas necessidades básicas de alimentação) e, com dependentes (crianças/estudantes) a cargo.

Este programa funciona como um apoio temporário na garantia da satisfação das necessidades básicas de alimentação desta população mais fragilizada.

A Fundação “O Século”, no âmbito da Convenção da Rede Solidária de Cantinas Sociais, integra o Programa de Emergência Alimentar (PEA) que prevê a distribuição diária de 120 refeições (almoços e jantares), durante sete dias da semana, 365 dias por ano, destinados ao consumo externo.

Serviço de Apoio Domiciliário 

Quanto ao Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), que em 2015 abrangeu 61 pessoas, serviu 7022 refeições, mais 52 comparativamente com o ano de 2014 (6970).

Os utentes do SAD são na sua grande maioria idosos (61%), com mais de 80 anos de idade, que vivem em situação de comprovada carência social/económica, não tendo acesso ao apoio na satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades da vida diária.

A situação de dependência de terceiros para a realização das atividades da sua vida diária (higiene pessoal, habitacional, confeção das refeições, tratamento de roupas e/ou no acompanhamento ao exterior – 56%), são a principal razão de adesão a este serviço.

apoioalimentar apoiodomiciliario

http://oseculo.pt/fos/wp-content/uploads/2016/07/DSC06524-768x1024.jpghttp://oseculo.pt/fos/wp-content/uploads/2016/07/DSC06524-150x150.jpgGabinete de ComunicaçãoAcção SocialA Fundação “O Século” forneceu mais de 67 mil refeições a pessoas e famílias carenciadas durante o ano de 2015, um número idêntico ao registado no ano anterior (2014) e que resulta da soma o total das refeições distribuídas no âmbito de três valências sociais: Programa de Emergência Alimentar...