Hoje é dia de festa.

A Casa do Mar, uma das Casas de Acolhimento da Fundação “O Século”, comemora 16 anos de existência.

No entanto, a festa começou a ser feita já ontem pela equipa técnica com as crianças da Casa.

A convite do Cinema da Villa, as crianças foram ver o filme Thor. Depois, e porque a fome já apertava, a Casa do Mar foi jantar ao McDonald’s de Cascais que, gentilmente, ofereceu a refeição.

A Casa do Mar, nasceu em Novembro de 2001, para acolher 12 adolescentes do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, recebendo, em permanência, crianças e jovens que necessitam de ser afastadas das suas famílias, vítimas de maus tratos e outras situações de perigo.

O objetivo da Casa do Mar passa por proporcionar a cada jovem a possibilidade de elaborar um projeto de vida pessoal e profissional, respeitando os seus desejos e tendo em conta a realidade, promovendo, desta forma, a sua uma integração social efetiva.

Enquanto Casa de Acolhimento prolongado, as jovens são ajudadas a progredir no seu percurso escolar/profissional, a cuidar da sua saúde, a conviver com os outros, a cuidar da casa e de si mesmas. Em suma: a ganhar confiança e competências necessárias para a autonomia futura.

A grande maioria das jovens apresenta como projeto de vida a autonomização. Isso implica, por um lado o aumento do tempo de acolhimento, por outro, que, durante a sua permanência no lar, as jovens consigam adquirir formação profissional e integração no mercado de trabalho de modo a construir um projeto de autonomia sustentável.

 

IMG_1166 IMG_1178

http://oseculo.pt/fos/wp-content/uploads/2016/07/casadomar-861x1024.jpghttp://oseculo.pt/fos/wp-content/uploads/2016/07/casadomar-150x150.jpgGabinete de ComunicaçãoAcção SocialHoje é dia de festa. A Casa do Mar, uma das Casas de Acolhimento da Fundação “O Século”, comemora 16 anos de existência. No entanto, a festa começou a ser feita já ontem pela equipa técnica com as crianças da Casa. A convite do Cinema da Villa, as crianças foram ver o...Uma Fábrica de Amor