DSC08290

No dia 19 de Dezembro celebrou-se mais um aniversário do Lar Casa das Conchas. O dia foi festejado com um jantar especial onde participaram todas as crianças, jovens e equipa do Lar. Acabou numa noite de dança e com o apagar das 14 velas. São 14 anos de empenho, dedicação e paixão … a ajudar a sonhar e a acreditar … juntos, sempre!

A “Casa das Conchas” é um lar de acolhimento prolongado para crianças e jovens de ambos os sexos. Trata-se de uma resposta social criada em menos de 48 horas, em Dezembro de 2001, por solicitação da Segurança Social, perante a necessidade de acolher com urgência várias crianças e jovens que se encontravam numa situação de perigo e que, por decisão judicial, tiveram de ser retiradas de outra Instituição.

O que é a Casa das Conchas?

A “Casa das Conchas” destina-se ao acolhimento de 25 crianças e jovens, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 6 os 18 anos.

Privilegia-se a admissão de fratrias mistas, com família a residir no distrito de Lisboa, facilitando-se o contacto com a família de origem de cada criança/jovem acolhido, sempre que tal seja possível e desejável.

Os primeiros residentes do Lar eram, na sua maioria, crianças e jovens de origem guineense, o que exigiu um conhecimento de outras realidades e formas de pensar.

O objetivo principal central deste lar de acolhimento é o de definir e apoiar cada criança na concretização do seu projeto de vida, assegurando-lhe um ambiente seguro, alojamento, alimentação, vestuário, assistência médica, formação escolar e profissional adequada e atividades lúdicas, desportivas e culturais.

Procuramos incutir princípios e valores que promovam o respeito por si e pelos outros, estimulando o espírito de cooperação, partilha e de solidariedade.

A equipa da Casa das Conchas é constituída por uma equipa técnica multidisciplinar de 4 elementos, com formação nas áreas do serviço social, psicologia, sociologia e educação e por uma equipa educativa constituída por 10 elementos, que acompanha, permanentemente, o crescimento destas crianças, de forma a aumentar a auto-estima e com o objectivo de trabalhar a identidade, reforçar as aprendizagens escolares, desenvolver hábitos de estudo/trabalho saudáveis e promover a crescente autonomização.

 

 

http://oseculo.pt/fos/wp-content/uploads/2015/12/DSC08290-1024x768.jpghttp://oseculo.pt/fos/wp-content/uploads/2015/12/DSC08290-150x150.jpgFundaçãoAcção SocialNo dia 19 de Dezembro celebrou-se mais um aniversário do Lar Casa das Conchas. O dia foi festejado com um jantar especial onde participaram todas as crianças, jovens e equipa do Lar. Acabou numa noite de dança e com o apagar das 14 velas. São 14 anos de empenho,...