Acolhimento de Emergência

Quem somos?

O Acolhimento de Emergência nasceu de um protocolo estabelecido com a Cruz Vermelha, que tinha como objetivo inicial acolher temporariamente (por um máximo de 72h) pessoas vítimas de maus tratos e violência doméstica.

Esta adaptou-se às necessidades mais prementes e, atualmente, acolhe, pessoas em situação de emergência social, encaminhadas pela Câmara Municipal de Cascais e/ou pelos Serviços do Instituto de Segurança Social.

O Acolhimento de Emergência é uma resposta social que garante o alojamento imediato de pessoas em situação de perigo que necessitam de uma resposta imediata.
Esta valência tenta dar resposta ao aumento crescente de situações de vulnerabilidade/emergência social de pessoas ou famílias que necessitam de um local de permanência temporária.

A quem se dirige?

Esta resposta social tem como destinatários todos os cidadãos que se encontrem em situação de vulnerabilidade e perigo e que necessitem de acolhimento de emergência, como idosos em situação de abandono, pessoas vítimas de violência doméstica, pessoas em situação de sem-abrigo ou desalojadas temporariamente, que sejam encaminhados pelos serviços sociais da CMC ou segurança social.

Acolhimento de Emergência