Quem somos?
As Casas da Ponte são apartamentos destinados a apoiar a transição para a vida adulta de jovens a quem foi aplicada uma medida de autonomia de vida depois de viverem em casa de acolhimento residencial. Neste espaço pretende-se que os jovens desenvolvam competências sociais e pessoais que lhes permitam fazer uma transição adequada para uma vida autónoma fora da Instituição, com vista a uma mais fácil integração na vida ativa, através da dinamização de serviços que articulam e potenciam os recursos existentes nos espaços territoriais.
O projeto Casas da Ponte, iniciado em 2012, tem agora capacidade para 10 jovens, com três apartamentos em funcionamento, um cedido pelo município de Cascais e dois cedidos pelo município de Oeiras.
Os 3 apartamentos (dois T3 e um T4) estão integrados na comunidade, sem qualquer indicação exterior, inseridos numa zona residencial e com os recursos necessários a uma efetiva autonomização.
A quem se destina?
Jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 21 anos, que correspondam aos critérios de admissão, provenientes de instituições de acolhimento, dando sempre prioridade aos jovens dos lares de acolhimento da Fundação “O Século”, a Casa do Mar, a Casa das Conchas e a Casa do Farol.