Relógio de Areia – CAFAP
QUEM SOMOS?
O Relógio de Areia é um Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) destinado à prevenção e reparação de situações de risco psicossocial de crianças e jovens. O CAFAP, ao lado das famílias, ajuda a identificar as suas potencialidades e vulnerabilidades e a construir novas estratégias, para que possam manter-se autónomas e unidas.
Está sediado na Fundação “O Século”, tendo Acordo de Cooperação com o Centro Distrital da Segurança Social de Lisboa para acompanhamento de 76 famílias nas modalidades de Preservação e Reunificação Familiar.
QUAIS OS NOSSOS OBJETIVOS?
- Prevenir situações de risco e de perigo através da promoção do exercício de uma parentalidade positiva
- Atenuar a influência de fatores de risco nas famílias, prevenindo situações de separação das crianças e jovens do seu meio natural de vida
- Favorecer a reintegração da criança ou do jovem em meio familiar
- Desenvolver as competências e os comportamentos parentais adequados e reforçar a qualidade das relações familiares
- Reforçar as responsabilidades parentais
- Favorecer o acesso aos recursos locais promovendo a autonomia das famílias
- Potenciar o desenvolvimento saudável e a integração social das crianças e jovens
- O QUE FAZEMOS?
PARA QUEM?
Famílias residentes no concelho de Cascais ou concelhos limítrofes com crianças e/ou jovens a cargo em situação de risco biopsicossocial.
QUEM PODE ENCAMINHAR?
Qualquer pessoa ou entidade pode encaminhar uma família ao CAFAP Relógio de Areia, incluindo a própria família, caso sinta necessidade de ajuda.
Basta que nos contacte ou preencha a Ficha de Encaminhamento que se encontra disponível no site.
Modelo de intervenção
A intervenção desenvolvida pelo CAFAP Relógio de Areia privilegia uma abordagem sistémica, ecológica e colaborativa, que visa promover o fortalecimento das famílias, bem como proteger e potenciar a segurança e o bem-estar físico, psicológico e social das crianças e/ou jovens.
A intervenção é definida em função da situação particular de cada família, podendo concretizar-se através de:
- Avaliação e Intervenção Familiar Integrada (Acompanhamento familiar individualizado e de proximidade)
- Intervenção Grupal ou Comunitária (Grupos de Pais)
- Avaliação e Intervenção Familiar Integrada
O Relógio de Areia trabalha em conjunto com as famílias, apoiando-as na identificação de capacidades e forças que permitam superar desafios. O CAFAP apoia as famílias na tomada de decisões responsáveis e informadas e reforça a qualidade das relações entre os seus membros e destes com a comunidade envolvente.
Este trabalho pode ocorrer nas instalações da Fundação “O Século” e/ou na residência da família, de acordo com as especificidades de cada situação.
- GRUPOS DE PAIS
“Parenting is a path of maturation and growth,
if we dare to learn more and teach less”
(Naomi Aldort)
Porque a parentalidade é um processo dinâmico em constante evolução, que coloca dúvidas e desafios diários, o Relógio de Areia dinamiza Grupos de Pais, com o objetivo de promover a reflexão, a partilha de experiências e a entreajuda entre pais e cuidadores.
Os Grupos de Pais da Fundação “O Século” abordam uma diversidade de temas pertinentes relacionados com a parentalidade e o desenvolvimento infantil, sendo co construídos e adaptados em função das necessidades das famílias que os frequentam.
Se é pai, mãe ou cuidador de uma criança e/ou jovem e por vezes se sente perdido, tem dúvidas sobre qual a melhor estratégia para lidar com os desafios que os filhos nos colocam, gostaria de ser mais assertivo com os seus filhos, contacte-nos ou inscreva-se nos nossos grupos através do formulário.
Os nossos grupos podem decorrer em horário laboral e pós-laboral, de acordo com as disponibilidades das famílias.
Gabinete de Psicologia
“O essencial do meu trabalho faz-se com pessoas que me procuram em função da dor dos seus desencontros interiores, e, comigo tentam encontrar-se perante a dor da consciência de si mesmos”
(Eduardo Sá (1995), p. 13)
A Fundação “O Século” disponibiliza Apoio Psicoterapêutico a todos os elementos da comunidade, nas seguintes modalidades:
- Programa de Apoios Psicoterapêuticos (PAP) – Câmara Municipal de Cascais
Este programa promovido pela Câmara Municipal de Cascais permite o acesso a consultas de psicologia para famílias em situação de carência económica. A comparticipação deste apoio tem um limite de 16 sessões.
- Consultas de Psicologia
Este gabinete é aberto à comunidade e disponibiliza serviços de avaliação psicológica e consultas de psicologia a crianças, jovens e adultos, com valores adaptados aos rendimentos, sem limite de sessões.
Consulte aqui a tabela de valores.
- Grupos de Arte-Terapia
A Fundação “O Século” dinamiza grupos de arte-terapia para crianças, jovens e famílias, que promovem o desenvolvimento de competências emocionais, pessoais e sociais através do recurso a mediadores artísticos variados: pintura, desenho, modelagem, colagem, escultura, jogo dramático, entre outros.
O uso terapêutico da arte facilita a comunicação, o ensaio de relações sociais, a expressão emocional, o aprofundar do autoconhecimento, libertando a capacidade de pensar e a criatividade, sendo especialmente adequado para pessoas com dificuldades de verbalização ou expressão emocional e baixa autoestima.
Sá, E. (1995). Aspectos psicológicos da dor. Revista Portuguesa de Reumatologia, Vol. 6, n. 54.
Deixe uma resposta