Casa das Conchas
Casa das Conchas – Casa de Acolhimento para Crianças e Jovens em Risco
A “Casa das Conchas” é um lar de acolhimento prolongado para crianças e jovens de ambos os sexos. Trata-se de uma resposta social criada em menos de 48 horas, em Dezembro de 2001, por solicitação da Segurança Social, perante a necessidade de acolher com urgência várias crianças e jovens que se encontravam numa situação de perigo e que, por decisão judicial, tiveram de ser retiradas de outra Instituição.
A Casa das Conchas destina-se ao acolhimento de 25 crianças e jovens, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 6 os 18 anos.
Privilegia-se a admissão de fratrias mistas, com família a residir no distrito de Lisboa, facilitando-se o contato com a família de origem de cada criança/jovem acolhido, sempre que tal seja possível e desejável.
Os primeiros residentes da Casa eram na sua maioria crianças e jovens de origem guineense, o que exigiu um conhecimento de outras realidades e formas de pensar.
O objetivo principal central desta Casa de acolhimento é o de definir e apoiar cada criança na concretização do seu projeto de vida, assegurando-lhe um ambiente seguro, alojamento, alimentação, vestuário, assistência médica, formação escolar e profissional adequada e atividades lúdicas, desportivas e culturais.
Procuramos incutir princípios e valores que promovam o respeito por si e pelos outros, estimulando o espírito de cooperação, partilha e de solidariedade.
A equipa da Casa das Conchas é constituída por uma equipa técnica multidisciplinar de 4 elementos, com formação nas áreas do serviço social, psicologia, sociologia e educação e por uma equipa educativa constituída por 10 elementos, que acompanha, permanentemente, o crescimento destas crianças, de forma a aumentar a auto-estima e com o objectivo de trabalhar a identidade, reforçar as aprendizagens escolares, desenvolver hábitos de estudo/trabalho saudáveis e promover a crescente autonomização.
Como é a “Casa das Conchas”?
Ocupa uma das alas oeste do edifício da Fundação “O Século”, em São Pedro do Estoril, que foi inteiramente remodelada e adaptada.
A Casa é constituído por uma sala de convívio para as crianças, quartos com zona de estudo (decorados pelas crianças), balneários, cozinha, lavandaria, arrecadação e gabinetes técnicos. Cada um destes espaços tem um nome dado pelas crianças e associado ao meio marinho.
Resultados esperados
– Aumento dos indicadores de boa saúde mental nas crianças e jovens, através de um plano terapêutico em articulação com o projeto “Relógio de Areia” da Fundação “O Século”
– Aumento do sucesso escolar enquanto resultado indirecto da intervenção terapêutica com a criança ou jovem e sua família;
– Aquisição das qualificações profissionais, privilegiando a via profissionalizante de ensino;
– Aumento da inserção de sucesso em mercado de trabalho dos jovens em projeto de autonomia.
Como funciona?
– Todas as crianças e jovens têm um adulto responsável (Educador de Referência) por acompanhá-las para além das suas rotinas diárias, tendo em conta as especificidades de cada um, as suas necessidades e o seu processo de crescimento;
– Modelo faseado de autonomia, negociado com as crianças e jovens consoante a aquisição de competências e características individuais de personalidade;
– Integração das crianças e jovens em actividades recreativas e desportivas na comunidade, bem como em trabalhos de voluntariado e de verão, para que adquiram alguns valores de cidadania e treinem competências profissionais.
Movimento
Sempre que possível, privilegiou-se a admissão de fratrias mistas, com família a residir no distrito de Lisboa, facilitando-se o contacto com a família de origem de cada criança/jovem acolhido.
Devido às características das famílias das crianças actualmente acolhidas e à intervenção que tem sido realizada, quer ao nível do desenvolvimento da criança quer ao nível da intervenção junto das famílias, a reintegração familiar surge como o projecto de vida mais frequente.
Utentes
Tendo em conta os padrões de qualidade definidos no âmbito do Plano DOM/SERE+, não se prevê admitir mais de 25 crianças/jovens na Casa.
Ao longo do acolhimento privilegia-se a formação profissional como forma de facilitar a integração no mercado de trabalho.
Todas as crianças e jovens estão integrados ao nível escolar de acordo com as suas competências: Ensino Regular; Conservatório de Dança de Lisboa; Currículos Específicos Adaptados; Formação Profissional nas áreas de restauração, lavandaria, design gráfico, informática, multimédia, costura e operador de impressão e Escola de Ensino Especial.
Diariamente realizaram-se grupos de estudo, dinamizados por professores, voluntários e educadores.
I was just looking at your Casa das Conchas – Fundação “O Século” website and see that your website has the potential to become very popular. I just want to tell you, In case you didn’t already know… There is a website service which already has more than 16 million users, and most of the users are looking for websites like yours. By getting your site on this service you have a chance to get your site more visitors than you can imagine. It is free to sign up and you can read more about it here: http://c.or.at/25v – Now, let me ask you… Do you need your site to be successful to maintain your way of life? Do you need targeted visitors who are interested in the services and products you offer? Are looking for exposure, to increase sales, and to quickly develop awareness for your site? If your answer is YES, you can achieve these things only if you get your site on the network I am describing. This traffic network advertises you to thousands, while also giving you a chance to test the network before paying anything at all. All the popular blogs are using this network to boost their traffic and ad revenue! Why aren’t you? And what is better than traffic? It’s recurring traffic! That’s how running a successful site works… Here’s to your success! Read more here: http://rpws.tk/2m
Boa tarde. Gostaria de enviar o meu CV, para a vossa instituição, mais propriamente para a Casa das Conchas. Teria muito gosto em trabalhar com as vossas crianças. Podem indicar—me o email por favor.
Boa tarde! catarina.capinha@oseculo.pt
Boa tarde seria possivel entregar um curriculo para trabalhar na vossa instituicao mais propriamente na casa das conchas?
Tenho experiencia com criancas e curso com criancas com NEE e suporte basico de vida.
Gostaria de enviar um curriculo se possivel.
Entretanto mandei um em mão pelo sr Pedro da colônia de férias
Cumprimentos Sandra Trindade
Bom dia!
Pode enviar o seu CV para fundacao@oseculo.pt
Cumprimentos
Boa tarde,
Gostaria de entrar em contacto com a pessoa responsável da vossa casa pois gostaria de falar na possíbilidade de fazer uma doação para as crianças que apoiam. Agradecia que me falcultassem um e-mail para conseguir explicar a nossa intenção.
Cumprimentos
Alexandra Silva
Bom dia!
Pode enviar o seu mail para catarina.capinha@oseculo.pt e/ou mafalda.morgado@oseculo.pt
Muito gratos
Ola, como se pode entrar?
Somos tres
Bom dia!
QUER ENTRAR PARA ONDE?
Para uma casa de acolhemento
Bom dia!
Mas, nós não podemos acolher assim jovens. Há um conjunto de regras que têm de ser seguidas. Porque pretende ir para uma casa de acolhinento? Precisa de ajuda? Há alguma coisa que possamos fazer para a ajudar? Quer deixar-nos o seu contacto?
Como se faz para entrar na casa de acolhimento?
Olá Raquel!
A Fundação acolhe os jovens ou crianças que nos são encaminhados pela Segurança Social. Não podemos receber jovens por iniciativa ou vontade própria. O ideal será contatar a Linha de Emergência Social, ligando 144 e tentar explicar o seu caso e o que se está a passar. Por favor, não hesite em fazê-lo.
Olá !
A Fundação acolhe os jovens ou crianças que nos são encaminhados pela Segurança Social. Não podemos receber jovens por iniciativa ou vontade própria. O ideal será contatar a Linha de Emergência Social, ligando 144 e tentar explicar o seu caso e o que se está a passar. Por favor, não hesite em fazê-lo.
Boa tarde Ex.mos Srs.,
Tenho interesse em trabalhar como monitora na Casa das Conchas. Poderia por favor facultar-me um contacto email para poder enviar o meu curriculum?
Obrigada pela atenção,
Com os melhores cumprimentos,
Ana Ribeiro
Boa tarde!
Envie o seu CV para recrusos.humanos@oseculo.pt
Com os melhores cumprimentos
Boa tarde Ana!
Deve enviar o seu CV para recursos.humanos@oseculo.pt
Com os melhores cumprimentos e boa sorte