Pres+®pio-da-Escola-de-Cusco-contempor+ónea,-oferta-da-Primeira-dama-do-Peru,-Nadine-Heredia-LOW

É inaugurada hoje, às 18hoo, na Cidadela de Cascais a exposição “O Presépio – Colecção de Maria Cavaco Silva”, que pode ser visitada a partir de amanhã, 29 de Novembro, pelo público. 

Esta mostra, que será inaugurada pela Dra. Maria Cavaco Silva, realiza-se desde há 7 anos e dá a conhecer uma profusa e curiosa variedade de representações iconográficas da natividade, contribuindo, com as suas receitas, para uma instituição de solidariedade social de grande prestígio e visibilidade – este ano, a Fundação O Século.

A Fundação “O Século” foi criada em 1998, com o objetivo de prosseguir a obra social da antiga Colónia Balnear Infantil “O Século”, criada em 1927, por João Pereira da Rosa, o então diretor do Jornal “O Século”. Atualmente, a Fundação “O Século” tem uma vasta obra social, que vai muito para além das colónias de férias, apoiando, diariamente, mais de 650 pessoas, entre crianças, idosos e famílias carenciadas, que beneficiam da intervenção da Instituição em 16 áreas sociais distintas.

A coleção de Maria Cavaco Silva reúne peças de diversas proveniências, desde países longínquos, como Chile e Tailândia, até aos centros tradicionais de produção presepista portuguesa, como Barcelos e Estremoz. Traduz uma recolha informada e afetiva efetuada ao longo dos anos, resultante do seu interesse pessoal, das suas viagens e das suas funções de representação.

Para além de peças de artesanato, a coleção integra peças de grande valor simbólico, produzidas por instituições de solidariedade social. Cerâmica, madeira, lata, barro, azulejo, cortiça são algumas das matérias-primas que dão corpo aos cerca de 250 presépios apresentados nesta exposição, selecionados a partir de um vasto espólio que reúne atualmente quase 600 peças.

Horário:

Exposição “O Presépio – Colecção de Maria Cavaco Silva” – Palácio da Cidadela
Museu da Presidência da República
29 de novembro de 2014 a 10 de janeiro de 2015
Terça a Domingo
10h00/18h00

Arlindo-e-Afonso-Ginja,-autoria,-oferta-Ant+¦nio-Santos-Silva-(irm+úo-LOWFrancisco_Mist+®rio_Barcelos-LOW

https://oseculo.pt/fos/wp-content/uploads/2015/11/Pres®pio-da-Escola-de-Cusco-contemporónea-oferta-da-Primeira-dama-do-Peru-Nadine-Heredia-LOW-745x1024.jpghttps://oseculo.pt/fos/wp-content/uploads/2015/11/Pres®pio-da-Escola-de-Cusco-contemporónea-oferta-da-Primeira-dama-do-Peru-Nadine-Heredia-LOW-150x150.jpgFundaçãoDivulgação CulturalÉ inaugurada hoje, às 18hoo, na Cidadela de Cascais a exposição “O Presépio – Colecção de Maria Cavaco Silva”, que pode ser visitada a partir de amanhã, 29 de Novembro, pelo público.  Esta mostra, que será inaugurada pela Dra. Maria Cavaco Silva, realiza-se desde há 7 anos e dá a...Uma fábrica de amor