Testemunhos

Leia o que dizem d’O Século

Celebramos daqui a cinco anos o centenário da Colónia Balnear O Século. Como qualquer instituição tão duradoura, a Colónia cresceu, desenvolveu-se e reinventou-se no final do século passado, para poder sobreviver, passando a Fundação.

Ao longo destes últimos 95 anos, e independentemente dos desafios que foram sendo colocados, há um fio condutor que permaneceu sempre: a vontade de providenciar férias aos mais desfavorecidos. Aliás, nunca é demais repetir que esse é o princípio fundador da Obra. Grande parte da sua existência deve-se por isso a todos os que aqui passaram as suas férias. Para alguns foram as primeiras, para outros as férias em que viram o mar pela primeira vez, como era aliás ponto de honra do Fundador, que nunca as tinha tido durante a sua infância.

É nossa obrigação fazer com que a Memória perdure para que os que cá estiveram a possam continuar a transmitir, mas também com que os Valores sejam passados para os que virão.

Se os que aqui estiveram são a verdadeira razão de ser da Obra, são então os principais guardiões deste Legado. Nessa qualidade, para manter essa Memória (das vossas memórias) e esses Valores vivos e profícuos, precisamos da vossa colaboração. Convidamos-vos por isso a partilharem os vossos testemunhos, fotografias, vídeos, ou outra qualquer recordação. Quando não, escreva-nos duas ou três linhas dos seus tempos aqui passados. Desta forma estará a contribuir para que futuras gerações possam visitar-nos.

Aos próximos 100 anos! Convosco!

O Curador,

António Pereira da Rosa
(Bisneto do Fundador, João Pereira da Rosa)