Casa do Mar

Quem somos?

A Casa do mar é uma casa de acolhimento residencial, inaugurada em novembro de 2001, para jovens em situação de perigo com uma medida de promoção e proteção aplicada por um Tribunal ou uma CPCJ.

Viver na Casa do Mar é viver numa casa aberta e virada para o mar na qual as histórias passadas podem ganhar um novo colorido. O acolhimento é uma oportunidade de crescimento no qual a criança ou o jovem têm o tempo e o apoio necessário para ultrapassarem as vivências traumáticas e definir o seu projeto de vida. As jovens são incentivadas a progredir no seu percurso escolar/profissional, a cuidar da sua saúde, a conviver com os outros, a cuidar do seu espaço e de si mesmas. Em suma: a ganhar confiança e competências necessárias para a autonomia futura.

O modelo de acolhimento terapêutico adotado não implica um corte com a família de origem, pelo contrário, o acolhimento é uma oportunidade para a criança/jovem e família poderem encontrar novas formas de relação em segurança.

A equipa da Casa do Mar é constituída por uma equipa técnica multidisciplinar e por uma equipa educativa constituída por 6 elementos, de forma a garantir um acompanhamento permanente a todas as jovens acolhidas.

A quem se destina?

A 12 jovens do sexo feminino com idades entre os 12-18 anos, que vivam em situação de perigo.

Casa do Mar