FUNDAÇÃO CELEBRA 25 ANOS COM CONCERTO DOS VIOLINOS DO SÉCULO E MÚSICAS DO MUNDO
Auditório CriArte (Carcavelos) 16 de Abril, às 17h
A Fundação “O Século” (FOS) vai celebrar o 25.º aniversário, com um Concerto dos Violinos do Século, onde irão ouvir-se sonoridades do quarto cantos do Mundo, do Norte da Europa ao Afeganistão, passando por Angola ou Israel.
Este Concerto Comemorativo irá decorrer no sábado, 16 de abril, pelas 17h, no auditório do CriArte, em Carcavelos, e, para além dos Violinos do Século, irá ainda ter em palco músicos do Afeganistão, que viveram recentemente na Fundação “O Século” e uma Orquestra de Berimbaus, oriunda de Angola, que nos levarão por uma viagem a diferentes músicas do Mundo.
O espetáculo que irá decorrer no Dia Mundial da Voz irá, ainda, ficar marcado por uma inovação, sendo o primeiro Concerto dos Violinos do Século a contar com a participação de cantores em palco. Entre estes, destaca-se a presença de uma jovem cantora ucraniana, que vive atualmente na Fundação “O Século”, a que se irão, também, juntar em palco algumas crianças e jovens que vivem na Instituição.
O Concerto dos 25 anos da FOS será, desta forma, um momento de convívio e de partilha entre diferentes culturas, que celebra a diversidade, a multiculturalidade e o trabalho desenvolvido pela Fundação “O Século”, ao longo da sua existência.
A Fundação “O Século”
A Fundação “O Século” nasceu em 1998 para prosseguir e desenvolver a obra social do Jornal “O Século”, iniciada em 1927 com a criação da sua Colónia Balnear Infantil. Um ano depois, a Fundação “O Século” foi reconhecida como Fundação de Solidariedade Social, obtendo o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). Atualmente, as Colónias de Férias para crianças são, apenas, uma das diferentes valências que compõem a extensa e relevante obra social desenvolvida pela Fundação.
O apoio a crianças em risco, o acolhimento de pessoas deslocadas de zonas de conflito (Ucrânia, Afeganistão, Síria), a ajuda aos idosos e aos mais dependentes e desfavorecidos fazem parte da Acão diária e permanente da Fundação, que se divide por 14 áreas sociais distintas, com uma vasta intervenção social.
Diariamente beneficiam desta ação uma média de 600 utentes (crianças, jovens e idosos), para além dos cerca de 800 beneficiários anuais das colónias de férias e outras iniciativas.
Os Violinos do Século
Os Violinos do Século são um projeto de pedagogia do violino dirigido pela Professora Rita Mendes, iniciado em 2013, na SMUP, da Parede (Cascais). Desde 2014, contam com o apoio da Fundação “O Século”. O ensino em grupo e a apresentação regular em Concerto são alguns dos aspetos que fazem este projeto pioneiro e inovador no contexto do ensino da música em Portugal.
Em 2017 o mesmo modelo de ensino foi adaptado a grupos de adultos no Museu do Oriente. Em 2023, os Violinos do Século completam 10 anos de existência e estão previstos vários concertos para assinalar esta data.