Fundação “O Século” – 25 anos a criar sorrisos

A Fundação nasceu há 25 anos para não deixar desparecer os sorrisos da Colónia Balnear Infantil, que o Jornal “O Século” tinha criado. A Colónia de Férias mantém-se até hoje, mas, ao longo destes 25 anos, os sorrisos multiplicaram-se e são ainda mais visíveis nos rostos das crianças, jovens, idosos e famílias, que a Fundação apoia e cuida todos os dias.

Nos últimos anos, a Fundação acolheu e foi a casa de mais de mais de duas centenas de crianças e jovens, que viveram nas nossas duas Casas de Acolhimento (Casa do Mar e Casa das Conchas). Muitos destes jovens voltaram para as suas famílias, outros seguiram o caminho da autonomia, sendo que mais de duas dezenas começaram a sorrir para uma nova vida nas Casas da Ponte – Apartamentos de Autonomização, outro dos projetos da Fundação “O Século”.

Durante os últimos 25 anos, aqui encontraram refúgio e abrigo centenas de pessoas que fugiram de países em guerra. Acolhemos dezenas de refugiados kosovares e, em simultâneo, timorenses, que escaparam da opressão indonésia. Mais recentemente, o nosso Acolhimento de Emergência recebeu pessoas deslocadas da Síria e Afeganistão e, atualmente, acolhemos crianças e mulheres da Ucrânia. O Acolhimento de Emergência continua ainda, a ser o abrigo provisório para muitas pessoas que ficam temporariamente sem teto, por diferentes razões.

Na Casa do Farol – a mais recente Casa de Acolhimento, com características especiais e o CAIS- Centro de Autonomia e integração Supervisionada procuramos recuperar o sorriso dos jovens menores desacompanhados que fugiram os seus países, oriundos de diferentes pontos do Globo

Há 25 anos que O Século é uma casa que, diariamente, se enche de sorrisos, alegria e brincadeira, com as crianças do Século dos Pequeninos, a nossa Creche e Jardim de Infância. Por outo lado, tentamos devolver o sorriso às famílias que precisam de ajuda alimentar, através da Cantina Social, ou do reforço das competências parentais através da atuação do CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, Relógio d`Areia, ou através do CARTE – Centro de apoio de recursos terapêuticos especializados, onde qualquer pessoa pode recorrer ao apoio de uma terapia especializada (apoio psicológico, terapia familiar, terapia da fala, psicomotricidade, etc.)

Mas o nosso apoio estende-se por todo o concelho quando saímos do Século, as nossas equipas dos serviços de Apoio Alimentar e Apoio Domiciliário levam e trazem sorrisos às pessoas idosas e dependentes a quem, todos os dias, deixam as refeições, cuidados de higiene e outras terapias e apoios ao domicílio.

Criar Sorrisos, é o que fazemos na Fundação “O Século” há 25 anos!

Fundação “O Século” - 25 anos a criar sorrisos